Biografia
Cantor. Compositor. Instrumentista.
Começou a compor aos 15 anos de idade para a Escola de Samba Unidos do Catete, vencedora do carnaval com o samba-enredo "O Grito do Ipiranga", sua primeira nota dez. Permaneceu na Ala dos Compositores desta escola por mais três anos.
O pai, o professor de violão Ernesto Domingos de Araújo, não o incentivou a seguir a carreira (...)
[Saiba Mais]
Dados Artísticos
Em 1958, atuou, como cantor e compositor, no Trio Tropical, com o qual viajou por Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. Nesta época, participou da fundação da Escola de Samba Paraíso do Tuiuti, do bairro de São Cristóvão. Para esta escola, compôs diversos sambas-enredo vencedores em seus concursos, dentre eles "Apoteose da Academia Militar das Agulhas (...)
[Saiba Mais]
Obras
- À benção, mãe (c/ Toninho Nascimento)
- A dor que vem do Brás (c/ Colombo e Picolino da Portela)
- A filha da vizinha (c/ Vovô Ziza)
- A moça é menina (c/ João Laurindo)
- A queda (c/ Délcio Carvalho)
- Afinal eu encontrei (c/ Délcio Carvalho)
[Saiba Mais]
Discografia
- (2011) Cor da Minha Raça • Independente • CD
- (2004) Samba, saúde & simpatia • Independente • CD
- (2003) 51 anos de samba • Independente • CD
- (2000) Ala de Compositores da Portela • Independente • CD
- (1998) Samba verdadeiro • Bhaamas • CD
- (1996) Manda me chamar • Leblon Records • CD
[Saiba Mais]
Shows
- Festival de Samba de Terreiro da Portela. RJ. (2005)
- Noca da Portela e Roberto Medronho. Show Samba, Saúde & Simpatia (partipações especiais de Nélson Sargento, Dorina, Darcy da Mangueira, Roberto Serrão e Rico Dorileo). Bar do Tom, RJ, (2004)
- Noca da Portela, Roberto Medronho e Roberto Serrão. Show Simpatia é Quase Amor. Toca do Vinicius, RJ, (2004)
- Festival Fábrica do Samba. Maracanãzinho, RJ, (2003)
- Projeto Brincando de Roda. Quanda da Escola Brito Elias, Mesquita RJ, (2003)
- Noca da Portela e Luiz Carlos da Vila. Almoço Dançante. Espaço Cultural Sérgio Porto, RJ, (2003)
[Saiba Mais]
Bibliografia Crítica
- ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira - Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
- ALBIN, Ricardo Cravo. MPB, a história de um século. Rio de Janeiro: Atração Produção Ilimitada/MEC/Funarte, 1997.
- ALBIN, Ricardo Cravo. O Livro de Ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações S.A., 2003.
- AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.
- ARAÚJO, Hiram. Carnaval - Seis milênios de história. Rio de Janeiro: Editora Gryphus, 2000.
- COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora Uerj, 2002.
[Saiba Mais]